O que é?

Qualquer atividade acadêmica, cultural ou profissional que agregue conhecimentos aos alunos; eventos que complementem os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Onde pode ser feita?

Em qualquer instituição que ofereça cursos, palestras, seminários; em empresas, ONGs e faculdades.

Quem deve fazer?

Por exigência do MEC, todos os alunos de cursos de graduação.

Como registrar?

No Portal do Aluno. Após o preenchimento no Portal, uma cópia da declaração ou do certificado da atividade deve ser entregue na Coordenação.
Referente a eventos realizados em nossa IES, o aluno lança em seu portal a atividade complementar realizada, imprime e entrega com o seu nome completo na Coordenação para aprovação.

Qual o total de horas?

A quantidade total de horas de atividade complementar depende do curso e matriz curricular. Consulte sua matriz curricular

Tabela de carga horária por atividade complementar

AtividadeHoras para registro
Monitoria Acadêmica20 horas (semestre)
Programa de Nivelamento20 horas (semestre)
Estágio extra curricular20 horas por estágio (CNPJ)
Vivência profissional20 horas por vivência (CNPJ)
Trabalho voluntário20 horas por vivência (CNPJ)
Curso de Língua Estrangeira20 horas por curso
Curso de Informática20 horas por curso
Cursos TécnicosTotalidade de horas (sem limite)
Seminários, Encontros, Congressos.Totalidade de horas (sem limite)
Participação em Projeto de Pesquisa CientíficaTotalidade de horas (sem limite)
Eventos de ExtensãoTotalidade de horas (sem limite)
Apresentação de Trabalho em Evento Científico10 horas por apresentação
Publicação de Artigo em Revista Científica10 horas por publicação
Publicação de Artigo em Jornal ou Revista não científica05 horas por publicação
Disciplina cursada em outra IES sem aproveitamento na FMGR (limite de 05 disciplinas)20 horas por disciplina
Atividades Complementares realizadas durante a permanência em outra IES (vínculo)Até 100 horas
Assistência de Sessão de Defesa de Monografia, Dissertação, Tese.05 horas por sessão
Assistência de apresentação de projeto prático interdisciplinar05 horas por apresentação
Visitação Técnica05 horas por visitação
Representação de Turma / Representação de Curso / Presidência do DCE20 horas (por semestre) *a partir de 2010.1
Assistência de Audiência Judiciária04 horas por audiência (* a partir de 2010.1)

Fonte: Resolução Nº 03/2005/CAS; Portaria 03/2008/DA.

Os alunos que não cumprirem o total de horas exigidas com Atividades Complementares ficarão impedidos de colar grau.